Compensação de Carbono

projetos-de-sustentabilidade-04

A compensação de carbono é a redução das emissões de dióxido de carbono ou gases de efeitos estufa, a fim de compensar uma emissão produzida. A aquisição de títulos regulados de crédito de carbono, gerados por empresas altamente sustentáveis. É uma forma simples, direta, induz ao equilíbrio internacional do meio ambiente e das iniciativas comerciais.
A Sustentare pode ajudar a você calcular, reduzir e compensar a sua pegada de carbono, investindo no meio ambiente, no combate o aquecimento global, e a fazer a transição para um futuro de energia limpa. A nossa parceria oferece às empresas a oportunidade de cortejar ativamente do crescente número de empresas e consumidores eco-conscientes. Estes programas fornecem uma maneira de diferenciar a sua marca, reduzir o seu impacto ambiental e comunicar a sua liderança.

  A elaboração de Inventário de Emissões de Carbono é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possam contribuir para o combate ao aquecimento global.

Plantio de árvores – Reflorestamento

compensação de carbonoO propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas físicas e jurídicas, voluntariamente, através do plantio de árvores nativas.

O Programa Plante Árvore é um projeto que tem por objetivo inserir empresas em ações focadas no plantio de árvores nativas. A empresa que participa deste Programa financia uma Floresta para que possa adotar uma das áreas de reflorestamento e assim fazer a neutralização de CO2, plantando mudas de árvores nativas.

Crédito de carbono

compensação-de-carbonoCréditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono.

Indivíduos, empresas, governos compram créditos de carbono para mitigar suas emissões de transporte, uso de energia elétrica e outras fontes de gases de efeito estufa.

A entidade que participa deste projeto recebe o selo “Plante Árvore CO2 Neutro”, em conformidade com a legislação ambiental vigente e de acordo com o modelo proposto pela Norma ISO 14020 para concessão de selos ambientais.

 

 Benefícios da compensação

– Imagem corporativa alinhada às necessidades atuais;
– Valorização do negócio em nível internacional;
– Credibilidade;
– Novas oportunidades de negócios;
– Retorno financeiro (seja em economia de recursos, aumento das vendas ou valorização das ações da empresa);
– Funcionários mais responsáveis e motivados com a organização;
– Visibilidade em diversos setores do mercado;
– Parâmetros para conseguir certificações e selos de responsabilidade corporativa;
– Aumento da competitividade do negócio;
– E, por fim, somente com uma sociedade e um planeta mais saudáveis, a empresa poderá manter sua própria “saúde” em longo prazo.

Peça uma visita sobre a Consultoria de sustentabilidade e plantamos uma árvore em seu nome!