Inventário de emissões de carbono

  A elaboração de Inventário de Emissões de Carbono é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possam contribuir para o combate ao aquecimento global

compensação de carbonoConhecendo o perfil de emissões, a partir do diagnóstico do inventário, qualquer organização pode dar o passo seguinte, de estabelecer planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa. Permite às empresas enxergarem oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atraírem novos investimentos, ou ainda, planejarem processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional.

 

O ponto de partida e a evolução dos esforços de redução de emissões de uma instituição ou de determinado território e aprimorar essas medidas progressivamente. Muitos dos benefícios associados aos inventários de emissões só existem se a informação se torna pública. Essa prestação de contas às partes interessadas garante transparência sobre dados de alta relevância para a sociedade na atualidade, que se depara com o desafio de combater o aquecimento global. A credibilidade de uma empresa e uma boa imagem corporativa podem ser garantidas por essa simples ação de publicar dados a respeito de sua ´pegada carbônica´. Além disso, as emissões afetam a todos, portanto garantir o acesso amplo a esse tipo de informação é um direito básico a ser assegurado aos cidadãos e gestores públicos ou privados.
Atualmente, o procedimento mais utilizado para calcular emissões de GEEs- Gases de Efeito Estufa para um Inventário de Emissões de Carbono é a ferramenta GHG Protocol, que traz toda a metodologia internacionalmente aceita e desenvolvida com a parceria entre á World Resources Institute (WRI) e World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), entidades que há uma década trabalham com empresas, governos e grupos ambientais.
Com a Consultoria de sustentabilidade da Sustentare sua empresa será orientada para a melhor maneira de se fazer um inventário de emissões de carbono.

 

  1. Manola Responder

    Muito bom Beto. Sem vocea jamais temaoris estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Comente

*

captcha *