Programas de Sustentabilidades nas Empresas Agrega Valor e Traz Lucro

Programas de Sustentabilidade

Programas de Sustentabilidade nas Empresas dá lucro

Práticas de Negócios Sustentáveis ​​são mais do que uma tendência, são uma vantagem competitiva

Muito já se disse sobre os empecilhos para se implantar programas de sustentabilidades nas empresas, colocando esta prática apenas para grandes empresas que tem muito dinheiro para investir, a falta de incentivo governamental para alcançar resultados efetivos de sustentabilidade, falta de cultura, são principais razões não ter um Programas de Sustentabilidades nas Empresas.

Mas esta não parece ser a visão de várias empresas no Brasil e no mundo, apesar da lista de razões para não se envolver em quaisquer práticas sustentáveis, há uma longa lista de empresas que têm sido muito bem sucedidas em suas iniciativas de sustentabilidade.

A cervejaria Steam Whistle Brewing usa seus rejeitos como uma fonte de energia verde, 100% livre de emissões. A empresa tem práticas sustentáveis que abrangem todo seu negócio, mas começou humilde com a doação para um abrigo local da comida que sobra de eventos que promovem, ao invés do município ter que gastar para que possa ser transformado em adubo ou descartado em aterros.

A estratégia de implantação da filosofia de sustentabilidade começa com a contratação de uma Consultoria de Sustentabilidade, a criação de um comitê ambiental voluntária com a idéia de estabelecer um plano de sustentabilidade. Atualmente, todas as ações da empresa incluem gestão ambiental ou a visão social do negócio.

Mas e o resultado dessas iniciativas? Embora algumas das iniciativas incorreram em custos adicionais, em geral o impacto das novas ações ocorreram em redução de custos superiores aos custos dos projetos de sustentabilidade. Os benefícios incluem uma força de trabalho feliz e comprometida, baixa na rotatividade de funcionários, diminuição do desperdício e o consumo de energia, 96% dos resíduos foram desviados dos aterros, quantidade significativa de publicidade gratuita e de qualidade a satisfação que eles estão ajudando a comunidade.

Embora nem todo mundo escolha um produto ou serviço baseado principalmente na responsabilidade social corporativa de uma empresa, há alguns que fazem.
Quanto ao resto da população, cada vez mais a sustentabilidade está sendo levada em conta nas decisões de compra da classe média. Tornando-se fácil a escolha entre dois produtos semelhantes que estão com preço comparável pelo de uma empresa que demonstra ter práticas de sustentabilidade.

Apesar de ser verde trazer boas sensações e diferencial competitivo, para muitos isso por si só não é suficiente para fazer para realizar um projeto de sustentabilidade. O fato é que as maiorias dos donos de empresas estão no negócio apenas para ganhar dinheiro.

A Consultoria de sustentabilidade desafia você a encontrar uma maneira de integrar práticas sustentáveis ​​em seus negócios com Programas de Sustentabilidade. Então por que não começar a construir o pensamento sustentável, com um pequeno projeto ou começando com algo que você sabe que vai resultar em economia de custos para a sua empresa? Eventualmente, as coisas menores somam um impacto muito maior.

Não se esqueça que sustentabilidade é valor!

 

Fonte: Melissa Karter

Comente

*

captcha *